domingo, 14 de novembro de 2010

Rafael Sanzio


Mais conhecido pelo seu primeiro nome, Rafael (Rafaello Sanzio, Rafaello Urbino e Rafaello Sanzio de Urbino, em italiano) foi sem sombras de dúvida, um dos artistas mais reconhecidos do período renascentista italiano.

Nascido em 6 de abril de 1483, estudou na escola de Florença onde pode conhecer os trabalhos de Paolo Uccello, Mellozo de Forli e Luca Signorelli. Aos 17 anos de idade já era reconhecido no âmbito das artes como mestre, tal que a igreja de San Nicola da Tarantino (localizada em Castello) encomendara a Rafael sua 1ª obra, um altar que apesar de ter levado um ano de trabalho do artista em 1789, fora seriamente danificada por um terremoto, cujos fragmentos que restaram encontram-se expostos na Pinacoteca de Tosio Martenigo, na Brescia. 


Teve, também, outros trabalhos importantes no início de sua carreira como, por exemplo, o altar de Oddi para a capela de Oddi na Igreja de São Francisco de Perúsia, os afrescos do Colégio Del Cambio e O Casamento da Virgem que foi a obra mais importante de Rafael no início. Nos três quadros que Rafael pintou, após essas obras, já podia-se perceber o amadurecimento do pintor.

O Casamento da Virgem

Em 1504, Rafael se muda para Siena com o pintor Pinturicchio. Atraído por trabalhos que estavam sendo realizados em Florença, o pintor rumou para lá para apreciar de perto as obras de Leonardo da Vinci e Michelangelo no Palazzo della Signoria e permaneceu na cidade nos 4 anos que se seguiram, onde fez amigos importantes no mundo da pintura.

Escola de Atenas, uma de suas obras mais célebres, foi pintada no mesmo período em que Michelangelo pintava o do Teto da Capela Sistina.

Ao longo de sua vida, Rafael sofreu influência de Fra Bartolomeo, abandonando o estilo perugino, mas sofreu a maior influência de Leonardo da Vinci.

A Sagrada Família Canigiani

No ano de 1508, o Papa Julio II convidou Rafael para realizar afrescos no Vaticano. O pintor ganhou o apreço do Papa e do seguinte, o Papa Leão X, Rafael começou a ser chamado de o Príncipe dos Pintores e ficou famoso por seus afrescos. Ele nunca deixara Roma nos 12 anos em que lá viveu. 


As Três Graças

Uma de suas obras mais lembradas é a decoração da Capela de Chigi, na Igreja de Santa Maria Del Popolo, em 1513.

Uma das decorações do interior da Capela de Chegi

Rafael conquistou a posição de arquiteto da nova Basílica de São Pedro, que começou a ser construída em 1506, mas com a morte de Bramante em 1514 (arquiteto do Vaticano), Rafael ocupou o cargo.

Ressurreição de Cristo (Totalmente inspirada na obra de Perugino; unica obra do artista que encontra-se no hemisfério sul, em São Paulo, no MASP).
Ele mudou a planta de um desenho de inspiração grega para um design longitudinal, mas este projeto foi modificado novamente após sua morte. Anos depois ele projetou as linhas da importante Villa Madama em Roma. Em 1515 foi nomeado supervisor paras as pesquisas arqueológicas romanas, desenhou, então, um mapa arqueológico da cidade.



Rafael nunca se casou, fontes afirmam que em 1514 ele estava noivo de Maria Bibbiena, sobrinha de um cardeal, mas devido a morte da moça, o noivado terminou. Historiadores dizem que o grande amor de Rafael foi por "Fornarina" (padeirinha), mas a existência da jovem jamais foi confirmada. Segundo Giorgi Vasari, a morte precoce de Rafael foi causada por excesso de amor. Ele morreu no exato dia em que completava 37 anos, no dia 6 de Abril de 1520 acometido por uma forte febre, devido a um encontro à meia-noite.

Transfiguração


Confira outros trabalhos desse fabuloso artista imortal:























































PROENÇA, G. História da Arte. editora Ática. 
































3 comentários:

  1. Fala sérioi o cara é muito fera!!!!Meu professor de história bem que disse que ele era o cara!Valeu essas pinturas e todo o conteúdo sobre Rafael vão me ajudar bastante no OIA da reeleitura,irei faze-la da pintura "anjos de sanzio", me desejem uma boa nota!!!rsrsrs
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e que bom que gostou, deu um trabalho para encontrar essas imagens que você não tem idéia!
    Boa sorte com seu trabalho, espero que tire uma boa nota.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS MANO!!! NEM SABIA QUE VC TINHA ESSA CAPACIDADE... BRINCADEIRINHA, SEMPRE ACHEI QUE VC ERA O CARA!!!
    SHOW ESSE BLOG.

    ResponderExcluir